Da importância da reclamação administrativa e do acompanhamento de um advogado
Se você está diante de uma falha na prestação de serviço, é importe se resguardar no sentido de que está tentando resolver a questão de forma consensual, ou seja, amigável.
Várias são as ferramentas que podem ser utilizadas. Dependerá do caso em concreto. Estou informando alguns sites mais utilizados na elaboração dessas reclamações:
CONSUMIDOR.GOV
- Você pode fazer uma reclamação por meio do site consumidor.gov.
- O atendimento se dá de forma virtual.
- Ao entrar no site, precisa verificar se o prestador de serviços ou fornecedor é cadastrado junto ao site.
- Somente o titular do serviço pode fazer a reclamação.
- O consumidor precisa estar habilitado no portal gov.br.
https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1695657644864
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RECLAME AQUI
• Pode formalizar uma reclamação por meio do site https://www.reclameaqui.com.br/login/
• O atendimento se dá de forma virtual.
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PROCON
• Você pode contatar o PROCON de seu Estado.
• No Rio de Janeiro, o atendimento pode ser agendado por telefone, WhatsApp ou pelo Site. Segue o link abaixo:
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DICAS NA RECLAMAÇÃO ADMINISTRATIVA
• A maioria dos fornecedores e prestadores de serviços possuem uma aba destinada às reclamações dos usuários em suas páginas da internet.
• As reclamações são recepcionadas pelos prestadores de serviços ou fornecedores por meio de várias plataformas: site corporativo, telefone, WhatsApp, Facebook, e-mail etc.
• É muito importante que você sempre guarde o nº do protocolo de atendimento, solicite a gravação da reclamação, e tenha anotado o conteúdo da reclamação.
• Você pode formalizar a reclamação explicando o seu problema e solicitar providências do prestador de serviços ou fornecedor.
• Busque explicar o que está ocorrendo de forma detalhada, fazendo a reclamação de forma respeitosa.
• Lembre-se que o registro dessas reclamações darão sustentabilidade quanto ao seu prosseguimento junto à Ouvidoria ou na propositura de eventual procedimento judicial, caso necessário.
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DO ACOMPANHAMENTO COM
OU SEM O AUXÍLIO DE UM ADVOGADO
A reclamação administrativa pode ser realizada e acompanhada pelo próprio consumidor, sem o auxílio de um advogado.
Mas entendo que vale a reflexão acerca
do assunto.
Um advogado que atue na área do direito
consumidor pode auxiliá-lo no acompanhamento da reclamação na fase administrativa.
Esse profissional tem a experiência adquirida em
casos semelhantes onde atuou, tanto na esfera administrativa, quanto na judicial.
O advogado consumerista:
- Buscará orientá-lo no sentido de focar o que é importante frisar na reclamação;
- Demonstrar na reclamação com mais facilidade o erro do prestador de serviços ou fornecedor;
- Buscará uma solução administrativa que atenda ambos os lados com mais rapidez;
- Registrará e organizará a reclamação no sentido de que, se necessário, ela poderá ser utilizada em uma eventual medida judicial, seja para resolver o problema na via judicial, seja para buscar reparações de ordem material ou moral.
- Poderá manter a continuidade do atendimento. Isso porque há casos em que a reclamação pode levar dias ou semanas para ser concluída, e exige o acompanhamento atento e organização dos protocolos. Exemplos nesse sentido são as reclamações junto às concessionárias de energia quando o consumidor se depara com a suspensão de fornecimento; ou Planos de Saúde, quando o usuário se depara com negativa de autorização de procedimento.
https://defensoria.rj.def.br/Servicos/Atendimento-On-line
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Acredito que tenha prestado o
que seria pertinente quanto às reclamações administrativas e sobre a importância
do acompanhamento de um advogado consumerista no processo.
Estou à disposição, caso tenha alguma
dúvida.
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Leia também:
Qual a importância do pedido de Gravação de atendimento?
O quanto é importante ter os protocolos de reclamação?
Vale a pena fazer a Reclamação pelo portal “www.consumidor.gov.br”?
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AGENDAMENTO
Havendo interesse, pode sinalizar por e-mail ou WhatsApp, que providenciaremos o seu atendimento e agendamento.
O primeiro atendimento será prestado pela dra. Mayrá Cardoso Siqueira, advogada devidamente habilitada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro, sob o registro OAB-RJ nº 214.103.
Ela buscará auxiliá-lo(a) em sua jornada jurídica, garantindo que você receba o suporte e a orientação necessária para enfrentar seus desafios legais.
A busca por assistência jurídica pode ser um processo complexo e, muitas vezes, estressante.
Nosso objetivo é no sentido de facilitar esse caminho, oferecendo um atendimento inicial personalizado e atencioso.
Nesta primeira etapa, seu papel é compreender a fundo a sua situação, esclarecer quaisquer dúvidas e, se necessário, encaminhá-lo(a) a um advogado especializado na área correspondente ao seu caso.
Abaixo, segue um link acerca de como funciona a consulta jurídica.
https://mcs-atendimento.blogspot.com/2024/01/como-funciona-consulta-juridica.html
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Cartão Virtual 👉 https://meuairgo.com.br/mayrasiqueira_advogada
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E-mail 👉 mayracs@gmail.com
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