Da importância da reclamação administrativa e do acompanhamento de um advogado


Se você está diante de uma falha na prestação de serviço, é importe se resguardar no sentido de que está tentando resolver a questão de forma consensual, ou seja, amigável.


Várias são as ferramentas que podem ser utilizadas. Dependerá do caso em concreto. Estou informando alguns sites mais utilizados na elaboração dessas reclamações:


CONSUMIDOR.GOV


  • Você pode fazer uma reclamação por meio do site consumidor.gov. 

  • O atendimento se dá de forma virtual.

  • Ao entrar no site, precisa verificar se o prestador de serviços ou fornecedor é cadastrado junto ao site.

  • Somente o titular do serviço pode fazer a reclamação.

  • O consumidor precisa estar habilitado no portal gov.br.

 https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1695657644864  



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RECLAME AQUI


Pode formalizar uma reclamação por meio do site https://www.reclameaqui.com.br/login/    


O atendimento se dá de forma virtual.



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PROCON


Você pode contatar o PROCON de seu Estado.


No Rio de Janeiro, o atendimento pode ser agendado por telefone, WhatsApp ou pelo Site. Segue o link abaixo:


http://www.procon.rj.gov.br/  



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DICAS NA RECLAMAÇÃO ADMINISTRATIVA


A maioria dos fornecedores e prestadores de serviços possuem uma aba destinada às reclamações dos usuários em suas páginas da internet.


As reclamações são recepcionadas pelos prestadores de serviços ou fornecedores por meio de várias plataformas: site corporativo, telefone, WhatsApp, Facebook, e-mail etc.


É muito importante que você sempre guarde o nº do protocolo de atendimento, solicite a gravação da reclamação, e tenha anotado o conteúdo da reclamação.  


Você pode formalizar a reclamação explicando o seu problema e solicitar providências do prestador de serviços ou fornecedor.


Busque explicar o que está ocorrendo de forma detalhada, fazendo a reclamação de forma respeitosa. 


Lembre-se que o registro dessas reclamações darão sustentabilidade quanto ao seu prosseguimento junto à Ouvidoria ou na propositura de eventual procedimento judicial, caso necessário.



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DO ACOMPANHAMENTO COM 

OU SEM O AUXÍLIO DE UM ADVOGADO


A reclamação administrativa pode ser realizada e acompanhada pelo próprio consumidor, sem o auxílio de um advogado.

 

Mas entendo que vale a reflexão acerca do assunto.

 

Um advogado que atue na área do direito consumidor pode auxiliá-lo no acompanhamento da reclamação na fase administrativa.

 

Esse profissional tem a experiência adquirida em casos semelhantes onde atuou, tanto na esfera administrativa, quanto na judicial.

 


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O advogado consumerista:

 

  • Buscará orientá-lo no sentido de focar o que é importante frisar na reclamação;

  • Demonstrar na reclamação com mais facilidade o erro do prestador de serviços ou fornecedor;

  • Buscará uma solução administrativa que atenda ambos os lados com mais rapidez;

  • Registrará e organizará a reclamação no sentido de que, se necessário, ela poderá ser utilizada em uma eventual medida judicial, seja para resolver o problema na via judicial, seja para buscar reparações de ordem material ou moral.

  • Poderá manter a continuidade do atendimento. Isso porque há casos em que a reclamação pode levar dias ou semanas para ser concluída, e exige o acompanhamento atento e organização dos protocolos. Exemplos nesse sentido são as reclamações junto às concessionárias de energia quando o consumidor se depara com a suspensão de fornecimento; ou Planos de Saúde, quando o usuário se depara com negativa de autorização de procedimento.



Esses são alguns pontos que demonstram a diferença que pode fazer um advogado consumerista acompanhando e/ou orientando a sua solicitação ou reclamação junto ao prestador de serviços ou fornecedor.





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Poderá ocorrer a cobrança de honorários com relação a esse acompanhamento, até porque está sendo prestado um serviço técnico, que exige tempo, disponibilidade e recursos do advogado. 

Mas isso não impede que o consumidor busque o auxílio da Defensoria Pública do seu Estado. No caso do Estado do Rio de Janeiro, é possível o agendamento on line:

 

https://defensoria.rj.def.br/  

https://defensoria.rj.def.br/Servicos/Atendimento-On-line   

 


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Acredito que tenha prestado o que seria pertinente quanto às reclamações administrativas e sobre a importância do acompanhamento de um advogado consumerista no processo.

 

Estou à disposição, caso tenha alguma dúvida.

 


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Leia também:


Qual a importância do pedido de Gravação de atendimento?


O quanto é importante ter os protocolos de reclamação?


Vale a pena fazer a Reclamação pelo portal “www.consumidor.gov.br”?



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AGENDAMENTO

Havendo interesse, pode sinalizar por e-mail ou WhatsApp, que providenciaremos o seu atendimento e agendamento.


O primeiro atendimento será prestado pela dra. Mayrá Cardoso Siqueiraadvogada devidamente habilitada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro, sob o registro OAB-RJ nº 214.103


Ela buscará auxiliá-lo(a) em sua jornada jurídica, garantindo que você receba o suporte e a orientação necessária para enfrentar seus desafios legais.


A busca por assistência jurídica pode ser um processo complexo e, muitas vezes, estressante


Nosso objetivo é no sentido de facilitar esse caminho, oferecendo um atendimento inicial personalizado e atencioso


Nesta primeira etapa, seu papel é compreender a fundo a sua situaçãoesclarecer quaisquer dúvidas e, se necessário, encaminhá-lo(a) a um advogado especializado na área correspondente ao seu caso.


Abaixo, segue um link acerca de como funciona a consulta jurídica.


https://mcs-atendimento.blogspot.com/2024/01/como-funciona-consulta-juridica.html 



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 Contatos. Dra. Mayrá. Primeiro Atendimento


Cartão Virtual 👉  https://meuairgo.com.br/mayrasiqueira_advogada


WhatsApp 👉 +55 21 99404-5445


E-mail 👉  mayracs@gmail.com


Redes sociais 👉 Meus contatos e minhas redes sociais



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Todas as Áreas de Atuação - Primeiro Atendimento

👉 Consumidor - 1º Atendimento - Dra. Mayrá 

👉 Saúde - 1º Atendimento - Dra. Mayrá

👉 Tributário - 1º Atendimento - Dra. Mayrá

👉 Trabalho - 1º Atendimento - Assessoria EMPRESARIAL - Dra. Mayrá

👉 Trabalho - 1º Atendimento ao RECLAMANTE - Dra. Mayrá

👉 Previdenciário - 1º Atendimento - Dra. Mayrá

👉 Família - 1º Atendimento - Dra. Mayrá

👉 Sucessório  - 1º Atendimento - Dra. Mayrá

👉 Locações - 1º Atendimento  Dra. Mayrá

👉 Condomínios - 1º Atendimento - Dra. Mayrá

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👉 Compra e venda de imóveis (diligência prévia) - 1º Atendimento - Dra. Mayrá

👉 Criminal - 1º Atendimento - Dra. Mayrá

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👉 Instituições de ensino (assessoria de cobrança)

👉 Direito Agrário


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